Hoje (18/11/2024), moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia, em Arambaré, organizaram um protesto na Câmara de Vereadores Municipal.
O objetivo é cobrar que providências sejam tomadas pela Prefeitura Municipal, para que os meios de travessia alternativos sejam seguros e que não estejam sujeitos à interrupções forçadas pelo clima, ou seja, que a travessia seja resistente e garantida, até a construção da Nova Ponte de Concreto João Goulart.
Os manifestantes também exigem que a balsa seja regularizada e volte a funcionar o mais breve possível. Isso por que a balsa Nova Zelândia IX foi interditada pela Capitania dos Portos de Rio Grande (Marinha), sendo necessárias adequações, entre as quais está a sinalização da capacidade máxima da balsa, entre outros.
Atualmente, uma lancha dos Bombeiros SCAB está realizando provisoriamente a travessia de pedestres entre os dois lados da cidade no Arroio Velhaco. Mas não é 100% garantido, pois nessa semana o motor do barco estragou, e a alternativa foi um transporte longo e demorado (1h de trajeto) de ônibus pela Estrada Maria Gomes, no interior de Arambaré. E o motor desse ônibus também deu problema, deixando empenhados diversos moradores da região.
Desesperados, alguns inclusive arriscaram a vida pra atravessar a Barra do Arroio Velhaco em busca de serviços essenciais.
Comments